BEM AVENTURADOS OS MANSOS

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS, PORQUE ELES POSSUIRÃO A TERRA. Mateus 5:5.

PARTE 1

O texto bíblico, onde Jesus elucida este tema anunciado, se encontra logo a seguir, no versículo 21 e 22, isto é: Mateus capitulo 5 versículo 21 e 22. Veja a seguir.  “ Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.  Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno”.

 Este é o terceiro tema do discurso de Jesus na montanha. É o terceiro passo sequencial no crescimento espiritual. No primeiro nos é dada a condição de nos tornarmos humildes de espírito. No segundo, o Espírito Santo nos conduz a deixarmos o velho homem, deixarmos de dar lugar ao pequeno deus chamado eu, e entronizarmos em nós o grande Deus. Seguimos como nova criatura que cresce rumo à estatura do varão perfeito.

 No entanto, continuamos sendo homens. Feitos filhos de Deus, mas ainda revestidos da condição humana e convivendo com a nossa natureza humana.

 Neste terceiro passo, Jesus nos ensina como dominar a nossa natureza humana. O Espírito Santo, paralelamente, pode nos conceder domínio próprio, também conhecido por temperança.

 O termo “manso” é definido pelo dicionário da língua portuguesa, como sendo aquele que tem índole pacífica, isto é, nele está viver em paz, seu temperamento é sereno, tranquilo.

  Este não tem sido o perfil do homem através da história.

 Se olharmos para a história do homem, veremos que ele tem buscado impor sua vontade pela força, amado o poder a ponto de, para consegui-lo, matar o outro, e que todos os grandes conquistadores galgaram seus postos de supremacia sobre as nações à custa do sacrifício de muitas vidas (milhares, às vezes).

 A história do homem é uma história de rivalidade, guerras, ódio, morte e destruição. A natureza do homem tende para sentimentos e emoções que o levam a um caminho de violência. Não há nação que pense em tornar-se a mais poderosa do mundo, sem que pense em um grande e poderoso exército, para com ele esmagar quem se opor. Todo adolescente sonha em ser poderoso e admirado, em impor-se, mesmo que pela força, e em ser aceito por todos. Ou então, tornar-se muito rico, para ter acesso a tudo isto através do dinheiro. Este é o modelo que o mundo oferece. Este é o roteiro dos filmes. Estas são as notícias da mídia. Esta é a historia do homem.

 Há dois mil anos, o Filho de Deus falou, e só podia ser alguém que veio do céu, cujos caminhos são superiores aos nossos caminhos, que quem herdaria a terra não seriam os homens de guerra que conquistam pela forca e violência, donos de poderosos e belicosos exércitos, mas os homens de índole pacífica, tranquilos e serenos, ou seja, os mansos.

 Mesmo conhecendo esta verdade de Deus, os homens continuaram a dar vazão à sua natureza destrutiva, talvez porque não se detiveram a examinar melhor as escrituras para nelas encontrar a receita para a mudança. Viram só a manchete, o tema anunciado e não procuraram conhecer os seus conceitos e argumentos que elucidam estes temas. Talvez, mesmo os conhecendo, escolheram não praticá-los nem vivê-los, porque sendo carnais, não podem compreender as coisas espirituais.

 O fato é que a palavra de Deus prospera naquilo a que foi designada, e se cumprirá sem sombra de dúvida. Os mansos herdarão a terra. E isto está reservado para os filhos de Deus.

A CONTINUAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s