JESUS, A PEDRA ANGULAR

 

Quando nos deparamos com construções milenares como as pirâmides egípcias, ou como as ruínas de templos antigos, ficamos surpresos com a inteligência e a técnica dos homens da antiguidade.

A Bíblia conta como Salomão dirigiu a construção do Templo do Senhor em Jerusalém.  Relata o uso de muitos profissionais, entre eles os que trabalhavam com pedra, os que trabalhavam com madeira, os que trabalhavam com metais.

Todos estes profissionais envolvidos dentro da sua área de atuação,  no trabalho de construir, observavam com freqüência o trabalho dos outros profissionais das outras áreas citadas, de modo a terem uma ideia do todo que estava sendo construído e de como era executado este trabalho.  Muitos passavam a conhecer, por buscarem curiosamente se informar do que estava acontecendo.

Assim estes profissionais tinham o conhecimento das técnicas de construção da sua época.

No tempo de Jesus, havia em Jerusalém, um grande esforço construtivo, por parte do rei Herodes.

Jesus, sendo carpinteiro, uma profissão que incluía o trabalhar o que era de madeira na construção, tinha conhecimento das técnicas de construção contemporâneas a ele.  Assim sendo, sabia que toda construção, neste tempo, tinha como fundamento importante, a pedra angular. Esta era uma pedra de grande porte para dar alicerce, e de esquadrejamento perfeito, a fim de direcionar corretamente todas as paredes da construção.

O Espírito Santo, antevendo a vinda do Messias, em uma época de um grande esforço construtivo em toda a Palestina, usou os profetas para mostrar a Jesus Cristo, a Pedra Angular, para Deus perfeita e preciosa.

E Jesus usa esta figura de construção, onde ele é a pedra angular, e nós como pedras vivas na construção espiritual participamos com ele. E somos todos, lado a lado ajustados á ele, e ajustados entre si. E tendo como fundamento e guia angular a Jesus Cristo, de modo a formar um conjunto harmonioso e estável. Um conjunto que atravessa séculos e ruma para a eternidade.

O apostolo Pedro, na sua primeira carta, nos fala claramente sobre isto, como vemos abaixo:

“E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,”

“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.”  1Pedro 2:4 e 5 .

Jesus nos fala de sua igreja. Ele é a pedra angular. A pedra viva. A rocha eterna.  Inabalável.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s