A FAMÍLIA FELIZ E ABENÇOADA

PARTE 2

No salmo 128, Ele se dirige ao homem, como ao líder da família.

Envia-o a andar nos caminhos do Senhor e a temê-lo.

Promete bençãos ao homem que assim o fizer. Bençãos que alcançarão toda a família.

Bem aventurado-  Feliz  é o homem que:

1.Teme ao Senhor: aquele que é humilde de espírito, sabedor do poder e da grandeza de Deus e da sua fragilidade perante Ele.

2.Anda nos caminhos de Deus: Sabe do reino de Deus, e entroniza a Deus em seu coração como rei e Senhor. Deixa-se governar por Deus, pela sua palavra que se destina a nos dar conhecimento da Sua vontade a nosso respeito. Precisamos nos tornar submissos e coniventes com o reinado de Deus em nós, isto é, que Ele habite em nós, que Ele opere e realize em nós e através de nós a sua vontade e o seu governo.

BENÇÃOS NA ÁREA MATERIAL.

O HOMEM COMO PROVEDOR DA CASA

Deus deu habilidades ao homem e o dotou para ser o provedor da família. Assim o homem deve ser o provedor da família.

Hoje a participação da mulher na renda familiar se faz necessária em muitas famílias porque:

1.A renda do homem não é suficiente para fazer frente ás necessidades da família. Necessidades estas que vão muito além das básicas. A mídia, formadora de opinião, influencia criando um consumismo exacerbado e dirigido a seus patrocinadores. Por exemplo: Não basta comprar um tênis. Tem que comprar um tênis Nike.

2.A mulher e esposa tem a necessidade de se realizar profissionalmente, e isto é muito justo e saudável. Mas quando a mulher deixa a casa para trabalhar, tendo ainda filhos pequenos, os filhos tem o prejuízo de serem criados e educados por terceiros. Estes terceiros, por mais bem intencionados que sejam, não são pai nem mãe destas crianças.

A Bíblia diz que a herança do homem são os filhos. Uma herança preciosa que no seu momento de formação estará sendo delegada aos cuidados de terceiros.

 Quando o salmo se refere á benção na área material, ele anuncia:

FELIZ SERÁS E TE IRÁS BEM.    Serás feliz e bem sucedido. Felicidade e sucesso.

1.Sucesso: Sucesso é o dom que encontrou oportunidade.  Deus é quem nos dá o dom, e é também quem nos abre as portas, cria para nós oportunidades.

2.Felicidade:

No trabalho: quando trabalhamos dentro do que é nosso dom, amamos o que fazemos e o trabalho se torna fácil de fazer e de se desenvolver.

Teu trabalho terá frutos e você e sua família usufruirão destes frutos.

Na família: Tua mulher qual videira frutífera aos lados de tua casa. Frutífera se refere á fertilidade. Será abençoada com filhos. Uma esposa criativa que te ajudará com idéias férteis.

Teus filhos serão criados e educados pela mãe, aprenderão benção e felicidade.

A palavra de Deus não erra. Se não esta acontecendo como Deus disse, então nós é que estamos errados. Precisamos rever nossas atitudes com relação a Deus e a nossa fé na sua palavra.

 

BENÇÃOS NA ÁREA EMOCIONAL (ALMA).

O HOMEM COMO LÍDER DA FAMÍLIA.

Deus criou o homem mais racional e a mulher mais emotiva.  Deus criou o homem mais racional para que liderasse com sabedoria (racional e a que vem do alto).

As emoções existem e são elas que dão profundidade á vida. Elas podem ser muito boas e nos deixar muito felizes, ou muito ruins e nos fazerem sofrer muito. Não podemos viver á merce das emoções. Escolhas precisam ser feitas, e feitas de modo racional.  Não apenas com o sentimento, mas antevendo racionalmente aonde nos levará tal escolha.

Muitos casais se separam, depois de breve convivência, dizendo que deixou de amar. Acabou o sentimento. Não tem mais por que viverem juntos. Os filhos sofrem pela decisão dos pais, vivendo privados da presença de um ou de outro e do relacionamento familiar.  O que vão aprender e levar para o futuro? Um modelo falido e distorcido de família.

Vemos claramente que a Palavra de Deus, nos direciona para vivermos em amor.  Deus nos ama. Deus quer o nosso amor. Devemos amar o nosso próximo. Ame o marido a sua esposa.  Mas se considerarmos o amor um sentimento,um conjunto de emoções,então onde fica a razão?

O que é de fato o amor? 1 Corintios 13, fala sobre o amor, diz qualidades do amor, mas não o conceitua.

Deus, e depois também Jesus nos ordenou o amor.  Se considerarmos o amor apenas como um sentimento, entendemos que um sentimento não pode ser ordenado.   Nisto vemos que o amor que Deus nos fala, não é um sentimento, mas uma missão. Uma missão pode ser ordenada.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,…. Efésios 5:25. Cristo se sacrificou pela sua igreja, porque a ama.

Assim vemos que o amor de que fala o autor da Carta aos Efésios 5;25, é uma missão, e não é só um sentimento. No amor como missão, há espaço para a razão. Há espaço e necessidade de escolhas e escolhas racionais, onde existe a preocupação de onde vai dar esta escolha.

A meta divina para o homem é a de construir o amor na família.

O amor como nos ensina o Deus que é perfeito em amor.  Conduzir-se de modo a alcançar que o amor como sentimento e também como missão passe a nortear e a permear o relacionamento familiar.

Tem uma premissa que diz: quer se relacionar bem com todos? Não aprofunde o relacionamento.

 Porque ao aprofundar, diferenças e defeitos vão aparecer. É onde surgem as dificuldade de relacionamento.

 Deus criou pessoas com maior e com menor sensibilidade. Também criou uns dados ao relacionamento e outros dados ao ativismo (Marta e Maria). As diferenças existem. Deus na sua perfeição criou cada pessoa como única. As diferenças devem ser entendidas e respeitadas, mas sempre se pode melhorar como pessoa, como membro da família.

 Se os defeitos existem e eles existem nas pessoas, então teremos que saber conviver com eles até que deixem de existir, pela ação do amor como missão no seio da família. Com a ajuda de um marido e pai mais racional. Com a ajuda de uma esposa e mãe mais emotiva e amorosa. Com a submissão dos filhos criados no seio da família. A construção do amor familiar formará pessoas melhores e famílias felizes e abençoadas.

Deus deu ao homem a liderança da família, e Ele vai cobrar a construção do amor nesta família. Assim o homem precisa se conduzir no amor primeiro como missão, depois como sentimento, sabendo que da sua condução racional e dedicada, depende a construção do amor na sua família. Esta construção é responsabilidade do homem como líder da família.

Quando uma construção começa errado, ou se erra no meio, devemos desfazer o que está errado.  Reconstruir certo. No caso de ter de fazer o caminho de volta, é mais sofrido, é mais trabalhoso, porém necessário para uma construção sólida e estável.

 

BENÇÃOS NA ÁREA ESPIRITUAL.

O HOMEM COMO SACERDOTE DA SUA CASA.

É o ministério sacerdotal, levar pessoas á Deus. Interceder pelas pessoas a Deus. Abençoar as pessoas em nome de Jesus com cura, libertação, provisão. Ensinar a palavra de Deus. Aconselhar segundo a palavra de Deus.   Tudo isto, entre outras mais, o homem como sacerdote de sua casa deve exercer.

Palavras comovem, exemplos arrastam. Aprenda mais sobre a palavra de Deus e conduza sua família á isto. Viva a palavra de Deus e conduza sua família á isto. Viva o reino de Deus. Tenha na sua boca a palavra de Deus. Seja submisso á Deus e ensine isto a sua família.

Nas suas orações abençoe nominalmente os seus, proferindo a benção desejada para eles, no nome de Jesus. Alem de orar abençoando, aja neste sentido com relação á eles.

Tenha em mente e em oração a salvação sua e de sua família. Não esqueça da cura, libertação, proteção, provisão.

Deus nos conduz e mostra como construir o amor. Amar ao próximo como a si mesmo, onde se entende por próximo, antes do todos os outros, os nossos familiares. A nossa amada família.

FIM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s