EXORTAÇÃO Á SANTIDADE

 

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;    HEBREUS capitulo 12 verso 14.

Este versículo está inserido em um texto que tem como título: Exortação á santidade.

A palavra: SANTO, designa aquilo ou aquele que serve a uso sagrado. Separado para uso sagrado.  Propriedade da divindade. Puro, limpo, sem mácula.

INTRODUÇÃO

Todos nós, o que somos ou o que nos tornamos, devemos ao resultado de três fatores: características genéticas herdadas, o meio ambiente em que vivemos e as escolhas que fizemos.

Características genéticas herdadas: tais como porte físico, cor da pele, etnia, como também alguns traços de caráter, seja colérico, sanguíneo, fleumático.

No que diz respeito á aquilo que Deus nos revelou em sua palavra, herdamos a natureza adâmica.  O velho homem. O homem natural, com seus instintos, emoções, sentimentos, impulsos, e capacidade de raciocinar.

O meio ambiente nos moldou no sentido físico a nos tornarmos mais fortes ou mais fracos conforme a atividade física predominante. No meio cultural, na formação de conceitos de como devemos agir e as reações condicionadas pela cultura do ambiente, pelo comportamento da maioria, seja ele imposto ou não, como sendo mais polidos ou mais rudes, mais tolerantes ou mais agressivos. Dados ou não á uma pratica religiosa conforme o ambiente favorável a isto ou não.  Conhecendo e servindo á Deus ou não, conforme a sua formação em família e influencia do meio.

As escolhas que fizemos: optando por uma maneira de agir, por um relacionamento de amizade, por um relacionamento familiar, por um trabalho, por um clube de futebol, por uma religião. Por conhecer e servir á Deus ou não.

Não pudemos escolher a família da qual nascemos. Mas podemos escolher o melhor que esta família nos legou, e tentar mudar aquilo que podemos no que não é bom. A  medicina tem muitos recursos hoje. Ansiedade, quadros de depressão, quadros de violência podem ser tratados e amenizados. O aspecto físico também pode ser melhorado.

O ambiente foi nos imposto a principio, depois á medida que nos tornamos adultos fomos optando por um ou por outro, mas já com marcas do ambiente em que vivemos.  Não podemos mudar o passado. Mas podemos mudar a maneira como o temos visto. E isto pode fazer toda a diferença.

Como podemos avaliar, as escolhas definem o nosso futuro, naquilo que podemos ser ou vir a ter e obter. Dentro do universo de tudo o que existe e de tudo o que o homem pode ser, devemos procurar conhecimento e escolher o que julgarmos melhor para nós mesmos. Isto define o nosso futuro.

Dentro do universo do conhecimento da palavra de Deus, o que Ele preparou para nós podemos conhecer em Efésios do capitulo um a três.

Onde inicia dizendo no capitulo um versos 3 a 8.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;

Observe-se que tudo o que ele destinou, destinou aos que estão em Cristo, ou seja, para aqueles que seguem com Cristo, que caminham com Ele, que tem Cristo em sí.

Observe-se também que Cristo sendo Deus Filho, não muda. Se quisermos estar com ele, nós é que temos que nos adaptar á ele.

Em tudo o que nos destina, temos que buscar e trazer para nossa vida, mediante o conhecimento da sua palavra e da fé.

E encerra no final do capitulo três verso 20

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

Nós então podemos pensar que gostaríamos de deixar para trás a nossa natureza adâmica e nos transformar conforme Cristo nos mostra no Sermão da Montanha.

Deus nos diz: Conheça a minha palavra, creia nela, busque em mim transformação e Eu te transformo.

O Sermão da Montanha e um caminho de transformação, ensinado por Jesus, onde ele se antecipa a antiga lei fundamentada nos Dez Mandamentos  e revela a natureza humana, adâmica, e onde devemos ser transformados.

Onde os dez mandamentos fala sobre amar á Deus, Cristo nos fala de humildade de espírito, de entronizar Deus no nosso coração, deixando para traz todos os nossos ídolos falidos; nos fala de aceitar a justiça de Deus como o melhor para a nossa vida.

Onde a lei fala de assassinato, de roubo, de adultério, Cristo nos mostra que todas estas coisas são antes admitidas e formadas na nossa mente. Que devemos dominar a nossa mente.

Nos fala de um coração limpo e nos ensina como ser assim.  Nos fala de paz com todos.   Nos mostra e apresenta um caminho de transformação conforme o propósito de santidade que o Deus que é santo quer para seus filhos.

Exorta-nos a andar pelo caminho estreito e este caminho estreito é o caminho para a santidade.

BUSCANDO A SANTIDADE.

Vemos que com nossas escolhas, podemos dentro do universo de escolhas que se nos apresenta escolher o que queremos. E estas escolhas definem o nosso futuro. Futuro imediato, futuro a médio e longo prazo, e futuro eterno.

PROCESSO DE ESCOLHA

O homem é corpo, alma e espírito.

Deus criou o homem espiritual para que tivesse consciência de Deus e se comunicasse com Ele, ouvisse dele e aprendesse dele.

Mas o homem quis também se comunicar e dar ouvidos ao diabo.

Assim o espírito percebe o mundo espiritual.

Deus criou o corpo do homem para que ele percebesse e interagisse com o mundo material, através dos sentidos.

Deus soprou o espirito do homem no corpo do homem e o homem se fez alma vivente.

A alma do homem percebe a si mesmo, e toma decisões.  Isto foi concebido para ser através do raciocínio. Feita a escolha, os sentimentos, as emoções, darão a intensidade a esta escolha.

Na carta aos Romanos, no capitulo 12, versos 1 e 2, o escritor nos aconselha:

 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Deus quer que escolhamos segundo a sua vontade, segundo o universo de escolhas que nos apresenta, segundo o seu propósito para nós.

E porque?

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;  Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus;

 E isto Ele nos diz, conforme esta em 1 Pedro capitulo 2 verso 10.

Porque Deus diz de nos que somos santos, somos propriedade sua, separados para uso sagrado. Puros e limpos.

Porque ele nos destinou a sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. Por meio de Cristo.  Andando com Cristo.

Mas nos exorta a conhecer a sua palavra, a crer nela, e a buscar no Espírito Santo esta transformação.

Exorta-nos a escolhermos segundo o padrão da mais absoluta e eterna verdade. A sua palavra.  Para que conheçamos qual seja a boa, santa e agradável vontade de Deus.

Jesus na sua oração sacerdotal, quando rogou por nós ao Pai, ele disse entre outras coisas: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.  João  capitulo 17 verso 17.

Quando percebemos as informações do mundo material, devemos perguntar: O que fazer com isto?  O padrão para a decisão, para a escolha, deve ser a palavra de Deus.

Quando percebermos informações do mundo espiritual, devemos nos peguntar: O que devo fazer com isto? O padrão para a decisão, para a escolha, deve ser a palavra de Deus.

 

Portanto irmãos, conforme está Hebreus capitulo 12 versos 12 e 13

 Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,

 E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.

COMO CAÍMOS

Ao recebermos as informações do mundo material, decidimos, ou escolhemos com nossos instintos carnais, ou com nossos sentimentos, ou com nossas emoções e  mesmo através de impulsos momentâneos .  Depois usamos o raciocínio para justificarmos o porquê que assim agimos.  Mas com toda a certeza, esta escolha tem tudo para ser um desastre que vai comprometer o nosso futuro.

Ao percebermos uma informação do mundo espiritual, não conhecendo a palavra de Deus, caímos em meias verdades.

Sempre pense, use a mente, use o raciocínio.  Tenha medo dos sentimentos e emoções quando se trata do espiritual.   O diabo age sempre nos sentimentos do homem. Sempre nas emoções. Procura enganar.  Ele é o enganador. Ele quer o que sempre quis. O nosso sofrimento e a a nossa perdição eterna.

As mágoas, ressentimentos, raiz de amargura, sentimentos de vingança, de falta de perdão, cobiça, sentimentos impuros, pornografias, amor ao dinheiro, contaminam o coração do homem.  São sentimentos que tomam conta do homem de tal forma, que ele tem cada vez menos percepção das coisas de Deus.

Quando Deus nos exorta a buscar a paz com todos e a santificação, nos adverte que sem ela, sem a santificação, ninguém verá a Deus.

A paz com todos é um dos fundamentos do sermão da montanha.

Deixa a tua oferta no altar e vai primeiro se reconciliar com seu irmão. Mateus capitulo 5 verso 24.

Não importa quem ofendeu. Deve haver a reconciliação.  A paz do mundo a partir da ação de cada um.

Bem aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus. Mateus capitulo 5 verso 8.

Também no sermão da montanha, Jesus diz que a arvore má, que apresenta maus frutos, sera cortada e lançada no fogo.

A  NOSSA ESCOLHA

O evangelho nos apresenta preciosas promessas de Deus para nós.

Tudo o que precisamos para a vida nos foi dado.  A graça de Cristo esta sempre presente para nós.  O Espírito Santo nos ensina e transforma.  O amor de Deus continua a agir em todos seus filhos.

Cabe á nós escolher em nossas decisões pelo padrão da palavra de Deus. Este é o caminho para a santidade. Simples assim, irmãos.

 Isto definirá o nosso futuro, no que diz respeito a nossa parte na aliança. As nossas escolhas definirão o nosso futuro.

Escolha em buscar a santidade.  Escolha em decidir pela palavra de Deus em todas as suas escolhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s