VINDE A MIM, VOS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS.

 

Disse Jesus:” Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Estas palavras estão contidas no evangelho de Mateus capitulo 11 versos 20 a 30 .

No dicionário da língua portuguesa, a palavra opressão significa: jugo, tirania, ação de governar com violência, com abuso de autoridade. Imposição pela força. Coação, repressão, servidão, escravidão, submissão.

O nosso inimigo, Satanás e seus demônios, atuam na vida dos homens através de três maneiras: a tentação, a opressão e a possessão.

Enquanto que na tentação e na opressão eles operam do lado de fora, externamente, na possessão eles já estão no controle daquela pessoa, internamente, dentro dela, de posse dela.

Enquanto na tentação, os demônios tentam  influenciar, na opressão eles movem pessoas e circunstâncias contra aquela pessoa, no intuito de oprimi-la, pressioná-la, esmagá-la.

Na carta de Pedro, ele afirma que o diabo anda ao nosso derredor, bramando como um leão, buscando á quem possa tragar. Ele está oprimindo.  O diabo não é onisciente, mas tem um numero grande de fieis servidores (demônios), e isto lhes fornece informações sobre todas as pessoas, cristãs ou não. Assim ele conhece nossos pontos fracos, por onde de maneira estratégica, ele ataca.

A opressão pode acontecer através de idéias, preconceitos, desconfianças, ciúmes, despertados e potencializados pelos demônios, nas pessoas que nos cercam. Mas também podem vir através de sentimentos conflitantes e negativos, acusações do diabo e pressões interiores.

Para a pessoa oprimida, lhe parece estar carregando um peso enorme.  O cansaço e o desânimo vêm no bojo da opressão. O sentimento de impotência perante esta situação vai se impondo aos poucos.

A opressão demoníaca pode se caracterizar por medo doentio e irracional, ódio e ressentimento, abrasamento sexual doentio, falta de animo para viver.

A opressão pode resultar em doenças de cunho psicossomático que se refletem no físico.

Mas a opressão pode e deve ser resistida.

Na história do Brasil, os colonizadores oprimiam os índios tentando escravizá-los. Os índios, no entanto, preferiam morrer á ceder á tal opressão. Não se deixaram escravizar.

Os nossos irmãos negros já chegaram como escravos, e sofreram por muito tempo a opressão do homem branco. Por fim foram libertos, contudo tendo ajuda para isto.

Os israelitas, segundo nos conta o livro de Juízes, sofriam a opressão dos midianitas.  Ate o que comer lhe faltava, tal a ação dos midianitas para lhes tirar tudo o que tinham e o que pudessem produzir. Mas Deus levantou á Gideão para liderar uma reação de resistência e conduzir o povo de Deus á libertação.

Jesus nos convida á ir até ele em meio á opressão demoníaca. Ele se levantou para destruir as obras do diabo. Ele estabeleceu uma frente de trabalho para libertar os oprimidos do diabo.  Ele nos convida e nos fala: Eu vos aliviarei. E nos diz com fará isto.

Tomai sobre vós o meu jugo. Com estas palavras nos convida a te-lo como Senhor. Jesus é Senhor no reino dos céus. O reino que segundo ele, não é de visível aparência, mas que está dentro de cada um que recebe Jesus como Salvador e Senhor. Entrar para o reino de Deus, é ter Jesus como Senhor. É aceitar seu governo em nós.  É fazer dele nosso Senhor.

Ele nos libertará do jugo opressor, e nos dará no lugar um jugo ou governo justo, que não é o de tirania, mas de amor, de provisão, de paz, de proteção. O jugo de Jesus é leve, e o seu fardo suave.

O que ele requer de nós, só nos melhora e transforma a nossa vida para uma vida mais feliz e abençoada.

Ele nos diz: Aprendei de mim.  Jesus tem para nós, e nos ensina a verdade que liberta. A verdade é a palavra de Deus.  Ao conhecermos as verdades de Deus e as trazermos para as nossas vidas, estaremos dando mais e mais lugar para o Espírito Santo de Deus, para que habite em nós.

A palavra de Deus nos ensina e o Espírito Santo nos transforma, segundo a palavra de Deus, levando-nos á qualidades que nos trazem paz com Deus, com os homens e com nós mesmos. Descanso para nossas almas.

Importante- toda a palavra de Deus é remédio para a alma oprimida. No entanto merece atenção especial para a cura da alma, o texto do Sermão da Montanha.

2 comentários sobre “VINDE A MIM, VOS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s